O Primeiro Bolo do Bebê – sem ovo, sem leite e sem açúcar

IMG_7969

Andei sumidinha esses dias por causa das comemorações natalinas, mas eis-me aqui de volta trazendo pra vcs uma receita muito útil tanto para quem tem bebês quanto para os amigos ovo-lacto-vegetarianos.
Essa receita eu tirei de um livro sobre  bebês que meu marido me deu quando ainda estava grávida do Joãozinho. O livro nem é assim uma Brastemp (eu inclusive vou ficar devendo a referência pq eu tô na casa da minha mãe), mas a receita já valeu o presente.
Fiz essa receita pela 1a vez no mesiversário de 10 meses do Joãozinho e de lá pra cá já testei-a com algumas alterações e adaptações.
Dessa vez fiz para o dia de Natal e quem não sabia dos detalhes – sem ovo, sem leite, sem açúcar –  não suspeitou nem de longe que fosse um bolo, digamos, tão excêntrico! rs
Pra quem tem bebê é bacana pq dá pra incluir o bb na comemoração, mas pelo amor de Deus, eu tô falando de bebês com mais de 8 meses, q já passaram pela introdução de sólidos, ok??? Não custa nada repetir: até 6 meses só leitinho da mamãe e na falta dele 😦 o artificial adaptado. Só aos 8 meses é que a criança pode GRA-DA-TI-VA-MEN-TE ir passando pra alimentação da família! 🙂

Anotem aí os ingredientes:

– 2 xícaras quase transbordando de suco concentrado de maçã OU 1/2 dúzia de maçãs

– Suco de 1 laranja (só pra quem for fazer o suco de maçã em casa)

– 1 xíc. de uvas passas sem caroço

– 1 xíc. de uvas passas sem caroço batidas no liquidificador

– 1 xíc. de tâmaras picadinhas ou 1 xíc. de ameixas pretas hidratadas e picadinhas

– 1/2 xíc. de manteiga (ou creme vegetal para os veganos)

– 3 col de chá bem rasinhas canela em pó

– 1 e 1/2 xíc. de farinha de trigo integral

– 1 xíc. de farelo de aveia ou 1 xíc. de gérmen de trigo

– 2 col sopa de fermento em pó (ou 1 col  de sopa de cremor tártaro + 1 col de sopa de bicarbonato de sódio)

Cobertura 

3/4 xíc de damascos secos

3/4 xíc de suco de laranja(cerca de 3 laranjas espremidas)

Modo de fazer

1 – Se vc não encontrar suco de maçã concentrado, não adoçado, para comprar, vc pode fazê-lo em casa numa centrífuga. Se vc não possui uma centrífuga, como eu, vc pode fazer assim: Descasce e pique as maçãs em pedaços pequenos. Coloque-as aos poucos no liquidificadore vá pingando o suco da laranja para que o  liquidificador consiga rodar.

2 – Numa panela vc vai colocar: as tâmaras picadas, o suco concentrado de maçã, as passas, a manteiga e a canela. Leve ao fogo baixo até a manteiga derreter. Tire do fogo e deixe esfriar.

3 – Ligue o forno em 180 graus.

4 – Numa bacia junte a farinha de trigo integral, o farelo de aveia  e o fermento. Acrescente aos poucos a mistura de frutas já fria, mexendo com uma colher de pau até formar uma massa homogênea. (Não mexa demasiado, a massa não deve ir para a batedeira!)

5 – Despeje a massa numa assadeira untada. Cubra com papel alumínio. Leve ao forno médio por cerca de 40 a 50 minutos. Não deixe passar muito disso, pois o bolo pode ficar duro e seco. Vc vai saber q acertou a receita se seu bolo ficar fofinho, macio, e leeevemente úmido.

sem cobertura

6- Enquanto o bolo assa vc pode fazer a cobertura: Numa panela coloque os damascos e o suco de laranja. Deixe cozinhar em fogo baixo numa panela sem tampa até amaciar os damascos, o q deve ocorrer dentro de 5 a 10 minutos. Leve a mistura ao liquidificador para q se torne um purê.

7 – Cubra o bolo com o purê de damascos. Use uma espátula para alisar e deixar bem uniforme a cobertura.

Bom apetite!

Anúncios

3 opiniões sobre “O Primeiro Bolo do Bebê – sem ovo, sem leite e sem açúcar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s