Tô amamentando, será q posso tomar…?

remédio
Acho que a maioria das mães que amamentam, se não todas, se fazem ou já se fizeram essa pergunta quando precisam tomar alguma medicação: “Tô amamentando, será que posso tomar…?” É claro que, em tese, todo medicamento deve ser prescrito por um profissional de saúde e então você estaria segura de que o médico está por dentro de quais drogas são mais adequadas às nutrizes e que, por conseguinte, são menos prejudiciais ao bebê.  Só que não, nem sempre isso acontece. Comigo mesmo já aconteceu de precisar tomar um antibiótico e a médica me receitar um remédio que não era, digamos, a melhor opção.

Gostaria de lembrar que melhor mesmo é não tomar nenhuma medicação, a medicina alternativa está aí pra gente se livrar das drogas. (Se remédio fosse bom não era chamado de droga!) Por outro lado tenho q admitir que da mesma forma que os remédios alopáticos não curam todas as mazelas humanas, as medicinas ditas alternativas tb não…  Depois de tentar acupuntura, homeopatia, florais de Bach, ayurveda e medicina antroposófica, quando nada dá jeito, a solução é tentar curar-se com medicação alopática.

E como é que a gente descobre qual é a droga menos prejudicial ao nosso lactente? Muito simples: A Fiocruz disponibiliza um documento online com uma lista completíssima de medicamentos e o risco para a saúde do bebê. Os medicamentos são divididos em 3 categorias:

VERDE – uso compatível com a amamentação,
AMARELO – uso criterioso durante a amamentação (devem ser utilizados na falta de um medicamento VERDE que cumpra a mesma função, na menor dose e pelo menor tempo possível).
VERMELHO – uso contraindicado durante a amamentação.

O bacana é que tem mecanismo de busca, então basta digitar o nome do medicamento que vc pretendia tomar e checar a compatibilidade com a amamentação. Além disso, como eles são divididos por categorias, vc tb pode verificar se há algum outro medicamento compatível, no caso de  ter descoberto qu estava prestes a tomar um remédio de luz vermelha ou amarela.

Da próxima vez que PRECISAR tomar um remédio consulte aqui se ele é compatível com a amamentação.

Ah! E Feliz Ano Novo!

Anúncios

3 opiniões sobre “Tô amamentando, será q posso tomar…?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s