Domingo passado estive na casa dos meus avós por ocasião da páscoa. Toda vez q os visito saio de lá com alguma matéria prima de qualidade: carambola de quintal, pitanga, farinha de mandioca… Dessa vez ganhei um cacho de banana. Banana de verdade, amarela e com gosto! Não essa coisa pálida que a gente vê no mercado. O único problema é que aqui em casa já tinha um cacho de banana pálida genérica e aí rolou um excedente…
Estava sem tempo de fazer algo gourmet, depois q o Joãozinho nasceu a ordem do dia é receita rápida. Por outro lado precisava de uma receita que usasse muuuuita banana! Dei uma busca no google e de cara achei uma receita no Tudo Gostoso q me pareceu um pouco Ana Maria Braga na época da Record, mas tampouco tinha tempo de ficar horas procurando outra receita e resolvi arriscar.
Eu fiz 3 mudanças básicas: farinha de trigo branca por integral e açúcar refinado por mascav, margarina por manteiga. Na hora do vamos ver acrescentei mais 2 bananas e dei uma molhadinha na base da torta, pois desconfiei que ficaria muito seca e dura.
Resultado: ficou DELICIOSA! Acabou em 2 dias! Desconfio que dê certo fazer com maçã tb, mas ainda não testei (Já testei sim, ó…).
Anota aí:
- 2 xícaras de farinha de trigo integral
- 2 xícaras de açúcar mascavo
- 1 colher de sopa de fermento em pó (Eu uso 1/2 colher de sopa de cremor tártaro + 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio)
- 2 ovos batidos
- 1 copo de leite
- 5 colheres de sopa de manteiga
- 12 bananas cortadas na horizontal.
3 -Derreta a manteiga, acrescente o leite e os ovos, mexa bem.
4 -Reserve
5 – Ligue o forno no baixo para ir aquecendo.
6 -Numa forma untada coloque uma camada da mistura de trigo com açúcar – a “farofa”.
7 – Regue um pouco essa primeira camada com umas 10 colheres de sopa da mistura de leite, ovos e manteiga.
8 -Agora vá alternando na forma: bananas, “farofa”, bananas, “farofa”. Termine com uma última camada de “farofa”.
9 – Para finalizar despeje sobre a torta a mistura de mateiga, leite e ovos.
10 – Asse por meia hora em forno baixo. Depois de meia hora aumente o forno para médio e fique de olho, quando dourar é pq tá pronta. Bom apetite!
A parte líquida saiu tudo por baixo da minha forma buáááá, agora quero ver se a receita vai dar certo, não consegui cobrir toda a última camada de farofa com a parte líquida.
A forma devia estar com o fundo removível danificado… Q pena! Deu pra comer?